Quando falamos de violência contra animais muitos recorrem à memória de casos que foram televisionados, mas a realidade é que maus tratos é infelizmente uma situação diária e, muitos se ocultam. Esse tipo de atitude é muito comum na história da humanidade até os dias de hoje, mas isso precisa mudar. Vale lembrar que violência não é apenas agressão física, inclui também verbal, abandono, ameaças e isso é CRIME!

Se você sabe de alguém que maltrata animal, seja agredindo fisicamente, verbalmente ou mantendo preso em casa por longas horas sem comida e tem medo de denunciar para não se expor, saiba que a denúncia é anônima e você não precisa de um órgão especifico para fazê-la, basta ir a qualquer delegacia.

A legislação no Brasil protege os animais desde 1934, decreto 24.645, de junho do mesmo ano, que protege os animais domésticos e os pertencentes à fauna brasileira ou os exóticos além dos animais de trabalho ou produção. Mais recentemente a lei federal de crimes ambientais nº 9605 de 16/02 de 1998 reforçou o decreto de 1934 e especificou várias violações e penalidades para aqueles que praticam crimes contra os animais.

Não exercite o silêncio omisso diante de tanta violência contra nossos amiguinhos. É um direito seu denunciar e os animais agradecem. A denúncia não é apenas um ato de proteção, mas também de carinho e respeito pelos nossos amigos que assim como os seres humanos também têm sentimentos e afeto.


Deixe uma resposta