O aquecimento global é:
O resultado da emissão excessiva de gases do efeito estufa na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2). Esse excedente forma uma camada que a cada ano fica mais espessa, impedindo a dispersão da radiação solar e, em conseqüência, aquecendo exageradamente o planeta.
As causas:
Segundo os cientistas, as principais são a derrubada de florestas e a queima de combustíveis fósseis – petróleo, carvão e gás natural – atividades cada vez mais intensas desde o início da Revolução Industrial em meados do século XVIII.
A diferença entre efeito estufa e aquecimento global:
O efeito estufa é um fenômeno atmosférico natural em que os gases da atmosfera funcionam como um anteparo deixando passar a luz solar para seu interior, mas aprisionando o calor. Sem esse processo seria impossível a vida na Terra, já que a temperatura média seria 33°C menor. O aquecimento global causado pelas atividades humanas é o agravamento desse processo natural.
CO2, que bicho é esse?
É um gás essencial à vida, produzido pela respiração dos seres vivos, decomposição de plantas e animais, na queima de combustíveis fósseis e de florestas. O tempo de sua permanência na atmosfera é de 100 anos, no mínimo. O principal processo de renovação do gás é a sua absorção pelos oceanos e florestas. Hoje é emitido entre 8 e 9 bilhões de toneladas de CO2, por ano, em todo o planeta. Desse total, 80% vem da queima de combustíveis fósseis.
Fonte: Carlos Nobre, climatologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e conselheiro do movimento Planeta Sustentável.
Matéria: Revista SUPER INTERESSANTE – Edição: 257 – out/2008.

O aquecimento global é:O resultado da emissão excessiva de gases do efeito estufa na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2). Esse excedente forma uma camada que a cada ano fica mais espessa, impedindo a dispersão da radiação solar e, em conseqüência, aquecendo exageradamente o planeta.
As causas:Segundo os cientistas, as principais são a derrubada de florestas e a queima de combustíveis fósseis – petróleo, carvão e gás natural – atividades cada vez mais intensas desde o início da Revolução Industrial em meados do século XVIII.
A diferença entre efeito estufa e aquecimento global:O efeito estufa é um fenômeno atmosférico natural em que os gases da atmosfera funcionam como um anteparo deixando passar a luz solar para seu interior, mas aprisionando o calor. Sem esse processo seria impossível a vida na Terra, já que a temperatura média seria 33°C menor. O aquecimento global causado pelas atividades humanas é o agravamento desse processo natural.
CO2, que bicho é esse?É um gás essencial à vida, produzido pela respiração dos seres vivos, decomposição de plantas e animais, na queima de combustíveis fósseis e de florestas. O tempo de sua permanência na atmosfera é de 100 anos, no mínimo. O principal processo de renovação do gás é a sua absorção pelos oceanos e florestas. Hoje é emitido entre 8 e 9 bilhões de toneladas de CO2, por ano, em todo o planeta. Desse total, 80% vem da queima de combustíveis fósseis.

.

.

.
Fonte: Carlos Nobre, climatologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e conselheiro do movimento Planeta Sustentável. Matéria: Revista SUPER INTERESSANTE –

Edição: 257 – out/2008.


Deixe uma resposta