Quando está para chegar um novo membro na casa é preciso todo carinho e cuidado especial.

Se sua amiguinha está grávida cuide da alimentação dela. A gestação dura em média 2 meses ( 58-64 dias para cadelas e 60-64 dias para gatas). Para termos Didáticos dividimos o Período da gestação em 3 de 21 dias. Nos dois primeiros Períodos as necessidades nutricionais não aumentam muito. Recomenda-se apenas que a alimente com boa qualidade e a ofereça muita água. Evitar a obesidade também é muito importante para não ocorrer problemas no parto.

No terceiro período da gestação  há um aumento grande da necessidade de energia do animal, pois os filhotes crescem muito. Devido ao espaço ocupado pelos filhotes a mamãe pet tem dificuldade de ingerir alimentos em grande quantidade por isso a importância de escolher alimentos facilmente digestíveis e de alta densidade energética. Deixe o alimento à vontade durante todo o dia. Com a alimentação adequada não há necessidade de suplemento de vitaminas, cálcio ou outros.

No período de lactação, a mamãe pet tem suas funções orgânicas dobradas para produzir leite para seus filhotes, aumentando a necessidade de energia.  Por isso, ofereça a ela alimentos ricos em energia e de fácil digestão.

É muito importante o acompanhamento do médico veterinário nesse período. Ele pode tirar suas dúvidas, acompanhar a saúde da mamãe e o crescimento dos filhotes.


Deixe uma resposta